Comandante dos Bombeiros de Itapecuru é homenageado pela Vale e governo do MA
03/07/2019 09:24 em Itapecuru

Em solenidade realizada nesta terça-feira (02), na sede da Vale, São Luís, o comandante do 11º batalhão de Bombeiros Militares, sediado em Itapecuru Mirim, foi homenageado pela empresa.

Além da homenagem à equipe de militares maranhenses que foram a Brumadinho em expedição chefiada pelo major Patrício Daniel (foto ao centro), comandante dos Bombeiros de Itapecuru Mirim, a Vale assinou parceria com governo do Maranhão para transferir recursos no valor de R$ 8 milhões ao Estado em reconhecimento aos esforços nos trabalhos de resgates das vítimas do desastre em Minas Gerais.

De acordo com a Secretaria de Comunicação e Assuntos Políticos (SECAP) do governo, esta parceria viabilizará investimentos em diversas áreas que possibilitarão melhorias como ampliação do programa Escola Digna, apoio à qualificação de professores e educação da rede pública, melhorias no saneamento básico e restauração de prédios públicos no centro histórico da capital São Luís e aquisição de novos equipamentos para o Corpo de Bombeiros em todo o estado.

Para o governador Flávio Dino (PCdoB), com a ajuda da mineradora será possível, por exemplo, ampliar a ciência e tecnologia aravés da implantação de 12 novos laboratórios nos Institutos Estaduais de Ciência, Educação e Tecnologia (IEMA) em São Luís e Santa Inês. "Nós acreditamos que os investimentos públicos são fundamentais, porém, eles não são os únicos. As parceiras privadas também são essenciais para que as boas idéias floresçam", ressaltou o governador.

Também serão cedidos ao governo prédios da Vale ao longo da estrada de ferro Carajás, em regime de comodato, para o combate ao crime. O objetivo é que a secretaria de segurança pública do estado instale bases operacionais, administrativas, centros de terinamento e alijamentos que garantam maior segurança tanto às cargas quanto a servidores e equipamentos da mineradora em terras maranhenses.

"Estamos felizes com essa parceria porque são investimentos em áreas importantes para o governo, para a Vale e principalmente para quem vive ou visita o estado. A história da Vale no Maranhão é marcada por parcerias e investimentos, nosso compromisso com as pessoas daqui se renova há 33 anos." Declarou o diretor-executivo de relações institucionais da empresa, Luís Eduardo Osório.

Os Bombeiros maranhenses foram homenageados anteriormente no dia 14 de março deste ano, em Brasília (DF), quando ocuparam o plenário Ulysses Guimarães, junto com militares de todo o país, para receber os aplausos e elogios pela bravura no resgate a vítimas em Brumadinho. Ao todo 22 maranhenses participaram de todo o processo, o governo do Maranhão autorizou um dia após o desastre o envio de ajuda a Minas Gerais que acabou sendo fundamental.

Trabalhando de 10 a 14 horas por dia os militares maranhenses se revesavam na chamada zona quente, a localização e acesso a qualquer tipo de estrutura soterrada ou averiguação de algum sinal de vida era feita a todo momento. Ao longo dos dias de operação, a dificuldade da lama compactada dava lugar à insegurança da instabilidade do terreno. Isso dificultou muito os trabalhos à epoca.

Para o major Patrício, "Apesar de ter tido uma motivação depois da maior tragédia nacional que vitimou inúmeros país de famílias em nosso país, foi muito gratificante atuar naquele cenário minimizando o sofrimento das famílias ali presentes e principalmente em saber que o nosso Estado foi contemplado com este investimento de tamanha importância que será revertido em um melhor atendimento à população", declarou ele à equipe da Itapecuru Webradio.

Ao final da operação em Brumadinho foram localizadas mais de 393 mortos, sendo 224 identificadas da lista da Vale e 169 da lista da comunidade. A Vale continua dando assitência aos familiares com idenizações e infraestrutura na região, mas os moradores seguem traumatizados e receosos de novos acidentes.

Fonte: Da Redação com informações da SECAP Goveno do MA

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!