Ex-alunos comemoram 40 anos de formatura no antigo ginásio Bandeirante em Itapecuru
24/06/2019 05:33 em Itapecuru

Um grupo de ex-alunos do antigo Ginásio Bandeirantes de Itapecuru reuniu-se para comemorar 40 anos de formatura e brindar à amizade desta longa data.

O encontro aconteceu na área de eventos do hotel Green Village, no bairro Alto Bebedouro, e contou com participação também dos ex-professores Irmã Itelvina (Irmãs Josefinas de Itapecuru) e Clodomir (funcionário aposentado da Eletronorte). A festa esbanjou alegria e marcou o reencontro de grandes amigos, reaproximou pessoas, encurtou distâncias e reatou o companheirismo de todos.

O Ginásio Bandeirante funcionava no prédio da escola paroquial São Vicente de Paulo, no centro da cidade. A Companhia Nacional de Educandários Gratuitos (CNEG) já atuava no Maranhão desde a década de 50 e criou em 1968, um programa de expansão do ensino médio no interior do estado abrindo ginásios (antigo ensino médio), como não possuía prédios próprios oferecia vagas em horários disponíveis nas instalações que eram sedidas nos municípios parceiros. A rigor o noturno.

Nome do projeto, Bandeirante, faz uma alusão e homenageia a saga dos desbravadores portugueses que embrenharam-se pelo Brasil a dentro, principalmente na região de São Paulo, para fundar povoações, vilas e cidades. Eram as chamadas Bandeiras e seus integrantes ficaram conhecidos por bandeirantes.

A idéia do governo federal era dar segmento e condições a alunos egressos do ensino fundamental tanto na formação profissional quanto no acesso à Universidade. Dentre os objetivos do projeto estão "possibilitar continuidade de estudo aos egressos do curso primário; ajudar na formação de mão-de-obra especializada para o desenvolvimento e dar condições para criação e acesso a cursos superiores".

O reencontro do último sábado foi organizado e preparado para que a amizade fosse protagonista, para que cada um lembrasse que mesmo tendo trilhado caminhos diferentes as partes não poderiam separarem-se do todo, do conjunto. Foi um momento de mostrar que a coletividade permanece nos corações de cada um. Foi a vez de relembrar momentos que marcaram as histórias de um tempo que ficou apenas na lembrança, mas que ajudou a moldar a vida de todos.

Para animar a festa a banda itapecuruense Sociedade Alternativa mostrou seu repertório em músicas autorais e covers de sucessos que embalaram os presentes, brindando com alegria e descontração um momento mais que esperado por todos. Camisas padronizadas estampavam no peito o eterno orgulho de ter feito parte da história de Itapecuru e servirá de lembrança pela passagem dos 40 anos da data.

Os antes jovens cheios de sonhos e esperança, que saíam do ensino médio com a missão de descobrirem o mundo, hoje são pais e avós que têm muito a contar aos filhos, netos e bisnetos sobre suas trajetórias de vitória. Sim, o simples fato de estarem ali juntos é a prova de que foram vencedores.

Fonte: Da Redação - Foto: Divulgação

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!