MANCADA: Votação sobre prefeitura de Itapecuru mostra ponto turístico da cidade de Carolina
12/06/2019 09:36 em Itapecuru

"Daquelas que entram para a história", assim está sendo tratada a enquete popular em grupos dos aplicativos de mensagens e nas redes sociais. Tudo por conta da mancada de quem resolveu criar a pesquisa, a foto estampada na capa não é de Itapecuru.

Na verdade o ponto turístico que ilustra a enquete popular são as Cachoeiras do Itapecuru que ficam no município de Carolina, mais especificamente no povoado São João das Cachoeiras, a cerca de 30Km do centro da cidade. São chamadas de Cachoeiras Gêmeas do rio Itapecuru, nada têm a ver com a cidade de Itapecuru Mirim que é objeto da consulta popular na internet.

A pesquisa é sobre as intenções de voto para prefeito do município nas próximas eleições do ano que vem (2020), nela os nomes listados são Felipão, Benedito Coroba, Marreca, Cabo ROberto, Miguel Lauand, Júnior Maranhão, Renato Lauande, Tenente Welton Thayse Mendes. Consta ainda a opção Outros para que os internautas possam sugerir novos nomes. Ao receber mais de 100 votos este é incluído na pesquisa.

Assim que o internata computa o seu voto, aparece o resultado parcial da enquete com os percentuais de cada um dos supostos pré-candidatos a prefeito de Itapecuru. Há muitas curiosidades que já aparecem quando se aciona o "enviar", pessoas que nunca estiveram envolvidos em política, jamais exerceram cargos públicos, sem históricos de prestação de serviços à frente de políticos com e sem mandatos, políticos profissionais.

Como ainda não se trata de período eleitoral propriamente dito, não há necessidade de registro oficial deste tipo de levantamento. A Urna do Povo é uma plataforma gratuita de voto popular a cargos público disponível para consultar livre na rede mundial de computadores, qualquer cidadão pode criar. Para votar na pesquisa basta CLICAR AQUI e marca a sua intenção, podendo votar mais de uma vez a cada 1 hora.

Nossa equipe não viu o tempo de duração exposto no site, isso já coloca sobre suspeita e abala a credibilidade de ações como esta. Fatores como nome do criador, período de consultar popular, critérios de votação são fundamentais para que, mesmo sendo informal, a enquete leve credibilidade a quem se predispõe a nela depositar sua opinião. O único contato disponível é o dos responsáveis pela plataforma.

Com tanto ponto turístico e imagem que caracterizam a cidade de Mariana Luz, quem criou a pesquisa mostrou desconhecer por completo o município postando foto da cidade de Carolina. Caso o criador seja um dos pretensos candidatos, já demosntra que deu um tiro no próprio pé. As eleições de 2020 parecem que vão ser concorridas e já demonstram uma certa expectativa quanto ao cargo de prefeito, por enquanto para vereador as expectativas parecem estar moderadas.

Fonte: Da Redação

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!