Alunos do IFMA Itapecuru doam quase 8 ton de material para reciclagem após gincana ecológica
07/06/2019 06:13 em Itapecuru

Na tarde desta quinta-feira (07) a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Itapecuru Mirim (COOPERCARIM) recebeu uma doação significativa de material colhido na cidade de Itapecuru Mirim. Algo inédito tanto para a entidade quanto para os estudantes envolvidos na ação.

Os alunos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), campus Itapecuru, realizaram uma gincana ecológica que tinha por objetivo chamar atenção para a importância da preservação do meio ambiente. Professores, servidores e estudantes se mobolizaram para ampliar o máximo possível as ações da gincana; saíram às ruas conscientizando o maior número de pessoas, começando na família de cada um deles. Deu certo.

Ao final foram, no total, 7.735,4 Kg bem pesados. Ou seja, quase 8 toneladas de materiais arrecadado entre papelão, papel, vidro, pneus e plástico de todos os cantos da cidade levados até o campus. Foram necessárias cerca de 4 caçambas para transportar tudo e dar o destino certo, a recém-criada COOPERCARIM. Na pesagem final houve equipe que conseguiu arrecadar mais de 2 mil kilos, resultado de muito esforço e obstinação.

IFMA ITAPECURU

campus Itapecuru oferece três formas de cursos em nível médio: Integrada, na qual o aluno cursa o ensino médio junto com um curso profissionalizante no próprio IFMA. A subsequente, oferecida àqueles que já concluíram ou estão concluindo o ensino médio. E concomitante, quando o alunos fazem o curso técnico no IFMA e ensino médio em outra instituição.

Além destes o órgão também oferece vagas no programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego (PRONATEC), para técnico em informática e técnico em tradução e interpretação de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Ambos na modalidade MEDIOTEC. E também no ensino de pós-graduação para o curso de especialização em informática da educação, na modalidade educação a distância.

O IFMA Itapecuru tem como diretor um itapecuruense, Inaldo Lisboa, e fica localizado na rua Professor João Batista Pereira dos Santos, S/N. Centro. Ao lado do loteamento Esplanada. Para maiores informações (98) 98415-9189 ou acessar o site da instituição CLIQUE AQUI

COOPERCARIM

A cooperativa foi criada em 2018 e tem como função dar melhores condições de vida aos trabalhadores que tiram da reciclagem o sustento de suas famílias. A cooperativa já tirou do trbalho pesado no lixão da cidade pessoas que catavam este tipo de material naquele ambiente impróprio, pondo suas vidas em risco todos os dias.

Fabiana Oliveira, presidente da entidade, fala com satisfação do trabalho que vem desenvolvendo em Itapecuru. Para ela, "trabalhar a questão do meio ambiente é dar melhor qualidade de vida e poder ajudar ao próximo, os materiais recicláveis dão esta oportunidade e têm levado conscientização a todos os itapecuruenses através de parcerias com a prefeitura, poder judiciário, ministério público, empresários da cidade e através do projeto Teia de Sustentabilidade que também tem ações no município", declarou ela à equipe da Itapecuru Webtv.

Semana do Meio Ambiente

Desde a última terça-feira (03) até hoje, sexta-feira (07), o IFMA realiza a semana do Meio Ambiente com uma programação extensa que tem o intuito de fazer com que as pessoas olhem para a natureza de forma diferenciada dando a ela a devida importância. Veja o vídeo do início deste evento em Itapecuru Mirim.

Fonte: Da Redação

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!