Dep Marreca FIlho (PEN) argumenta o motivo do IFMA não ficar fora dos cortes
15/05/2019 17:03 em Nacional

Usando o tempo de 2 minutos o deputado federal Marreca Filho (PEN) questionou os motivos pelos quais os Insitutos Federais, em especial do Maranhão, não estão fora do contingenciamento de verbas proposto, já que o governo Bolsonaro mostra-se interessado em ampliar o ensino tecnológico em todo o país.

O discurso foi realizado na sessão ordinária desta quarta-feira (15) como parte da sabatina realizada pela câmara dos deputados ao ministro da educação, Abraham Weintraub, convocado para apresentar em plenário explicações sobre o bloqueio de repasses para instituições federais. Foram 307 votos a favor e 82 contra a convocação.

Marreca Filho mostrou estar acompanhando as discussões e anseios de alunos e servidores do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) que se manifestaram em mais de 29 unidades espalhadas pelo estado, cobrando responsabilidades do governo federal no fomento à pesquisa e desenvolvimento na maranhense.

Em Itapecuru

Na manhã de hoje, alunos do IFMA, campus Itapecuru, realizaram passeata com palavras de ordem para marcar participação como parte dos protestos nacionais em desaprovação aos cortes de verbas discricionárias. Também participaram da caminhada, servidores e pais de alunos que usaram da palavra fazendo uma série de apelos. O trajeto percorrido partiu da frente do campus até a igreja matriz, no centro da cidade.

Despesas discricionárias

As despesas tidas como discricionárias são aquelas não obrigatórias, responsáveis pelo pagamento de energia, água, telefone, pessoal terceirizado, limpeza, manutenção e pesquisa. Esta verba é diferente daquela garantida por lei para pagamento de professores e outras despesas que não podem ser suspensas sem que se altere a legislação.

Reitores de universidades e diretores das instituições federais têm divulgado em notas públicas o que chamam perigo do fechamento de órgãos, caso seja concretizada proposta de contingenciamento ou corte de verbas destinadas ao setor. O discurso do deputado Marreca Filho vem convergir com esta linha de raciocínio e reforçar a preocupação do parlamentar em preservar o futuro da juventude no Maranhão.

Fonte: Da Redação

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!