Alunos e servidores do IFMA Itapecuru fazem manifestação contra cortes de verbas
08/05/2019 07:43 em Itapecuru

Aderindo ao movimento nacional dos institutos federais de educação, alunos do IFMA campus Itapecuru ralizaram, na tarde da última segunda-feira (06), protesto contra o corte de verbas anunciado pelo governo Bolsonaro.

A manifestação aconteceu na entrada do órgão antes do início das aulas e contou com participação de professores, alunos, além de ter total apoio da comunidade que vê nos cortes uma ameaça ao futuro da instituição no município.

Hoje o IFMA Itapecuru atende não só estudantes da cidade, há alunos dos municípios de Vargem Grande, Nina Rodrgues, Santa Rita, Anajatuba, Miranda do Norte, Cantanhede, Pirapemas e Matões do Norte.

A expectativa é de que a partir de 2020 sejam oferecidos curso superiores que dêem seguimento aos estudos e pesquisas em nível médio disponíveis atualmente. Com o anúncio de corte no orçamento, a reitoria já anunciou que em todo o estado do Maranhão haverá dificuldades e não descarta a possibilidade de fechamento de unidades.

Além de Itapecuru, foram registrados protestos em Bacabal, Codó, Zé Doca, Pinheiro, Araioses, Imperatriz, São João dos Patos e São José de Ribamar. A ação foi parte da campanha nacional Tira a Mão do Meu IF deflagrada na segunda (06) em todo o Brasil, na qual o uso de roupas na cor preta deu o tom da reivindicação.

O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB), egresso da Universidade Federal do Maranhão e líder estudantil em sua época desde secundarista, divulgou nota se solidarizando aos alunos do IFMA e colocou-se à disposição para defender os intetesses da instituição em Brasília.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!